top of page
Ver filmes das nossas actividades

As universidades e academias seniores (UTIs) portuguesas mobilizam hoje diariamente cerca de 39.000 alunos com mais de 50 anos, 275 instituições, 5.000 professores voluntários e dezenas de dirigentes. Vários estudos de reconhecido valor científico e académico indicam que a realização de actividades intelectual e socialmente estimulantes promovem a qualidade de vida dos seniores e contribuem fortemente para um envelhecimento activo e saudável.

AS UTIs melhoram a qualidade de vida, diminui o sentimento de solidão e os alunos consumem menos medicamentos.

As UTIs são um esforço notável de cidadania activa por parte - quer das organizações da sociedade civil, quer de algumas autarquias - em prol da educação e formação ao longo da vida para os mais velhos.

Por todo o excelente e reconhecido trabalho que estas instituições fazem em Portugal, a Rede de Universidades da Terceira Idade e os abaixo signatários vêm por este meio requerer à Assembleia da República que reconheça a existência das UTIs e o seu sucesso como modelo de envelhecimento activo.

Principais dados:

  • 39.000 alunos com mais de 50 anos

  • 275 instituições

  • 5000 professores voluntários

  • 75% de alunas

  • Com todos os niveis de escolariedade

  • 40% dirigidas e criadas por seniores

Testemunhos das UTIs

Declarações do Sr. Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares

 

Testemunho da Dra. Joaquina Madeira, Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade Entre-gerações, 2012.

 

Declarações de escritores, politicos, alunos, investigadores, etc..

bottom of page